Tristeza ou Depressão?!
- S *S

- 17 de out. de 2018
- 1 min de leitura

Tristeza é quando alguma coisa acontece e provoca frustração e desânimo, porém não interfere na execução das responsabilidades, não altera a rotina (pelo menos, não muito!). Dura pouco tempo e nem sempre necessita de ajuda externa pra ser superada.
Depressão é outra coisa!
Podemos dizer que seria essa tristeza citada acima, porém muito forte e duradoura; acrescida de uma apatia profunda; falta de ânimo pra fazer coisas que antes geravam prazer; alteração significativa no apetite; choro fácil e sem causa aparente; ausência de projetos a realizar; etc.
Em casos mais graves não há vontade de sair do lugar (literalmente) nem pra realizar higiene pessoal. Algumas pessoas passam a pensar em sua própria morte, como uma forma de aliviar tais angústias: “Colocar um ponto final em tudo!”.
Há estágios e intensidade diferentes.
Depressão não surge do nada e nem sempre as pessoas que estão deprimidas tem “cara de deprimido”. Às vezes, se arrumam e saem cumprindo suas obrigações, mas por dentro estão com profunda sensação de vazio e só elas sabem o quanto se esforçam pra concluírem suas tarefas...
Atendo muitas pessoas que lutam bravamente contra a depressão, sofrem caladas por receio de serem criticadas ou julgadas.
Há muito pra ser falado a respeito. E pra cada caso há uma causa, um motivo, um tratamento. Mas uma coisa é certa: HÁ SOLUÇÃO!
Busque ajuda!
Não faça autodiagnostico e nem ouça pessoas que desqualificam seu sofrimento.
Se você não está bem, dê uma chance a você, trate-se! É possível se curar e se fortalecer!
É possível ser feliz!
Sabrina Alves – Psicoterapia
























Comentários