Autoestima! Pode ser que você não se goste porque não se conhece!
- S *S

- 11 de out. de 2018
- 2 min de leitura

Em resumo: AUTOESTIMA é a apreciação que cada pessoa tem por si mesma, uma capacidade de “se gostar”!
É um conjunto de pensamentos e sentimentos a respeito do próprio valor; sobre a forma como se percebe no mundo e o que acha que as outras pessoas pensam a seu respeito.
A constituição da autoestima se inicia na infância, com as experiências vividas com pessoas do convívio da criança; e depois nas diversas experiências da vida. Assim, a autoestima pode ser BOA ou NEGATIVA, dependendo de como tais experiências foram absorvidas.
Enquanto a autoestima elevada proporciona bem estar, força e flexibilidade para mudanças; uma baixa autoestima produz sensação de incompetência e impotência diante das situações do cotidiano. A falta de confiança em si mesmo pode levar a sentimentos de insatisfação, ansiedade, depressão e inferioridade; paralisando o indivíduo, especialmente em situações em que gostaria de se destacar/ competir.
Os seres humanos são, em algum grau, dependentes do meio em que vive, necessita saber que são considerados, amados, admirados e aprovados. Isso não é ruim, porém, deve-se atentar para realmente perceber o quanto a opinião externa tem determinado como você se vê!
Não são as opiniões alheias que determina quem você é.
Também não se deve esconder atrás de olhar autocrítico desproporcional (tanto positivo quanto negativo).
O equilíbrio sempre é a melhor pedida. E ele é mais facilmente atingido com conhecimento e autoconhecimento.
Alinhar aquilo que você acha que “deveria ser” com aquilo que você “pode ser!”. Autoaceitação!
- Conheça e reconheça seu potencial/ características, seus limites e suas fraquezas.
Como tanta coisa fica guardada em nosso mundo interno (inconsciente), às vezes, a ajuda de uma Psicoterapia se faz fundamental; para esse despertar real de quem você é; sem lentes de aumento ou diminuição.
Sabrina Alves – Psicoterapeuta
























Comentários